quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Saiba como acabar com as espinhas


Link

Afinal, por que as espinhas aparecem?

“Por quatro fatores: superprodução de gordura das glândulas sebáceas; formação de pequenas rolhas (pontos pretos) de células mortas; proliferação de bactérias e inflamação ao redor das glândulas sebáceas. Tudo isso tem um regimento genético importante”, explica o dermatologista Adilson Costa (SP). “Para acabar de vez, procure um médico para prescrever o melhor tratamento para o seu caso”, completa o especialista.

Alimentação x Espinhas

Alimentação influi – e muito – na aparência da pele. “Os alimentos ricos em gorduras e pobres em fibras e nutrientes, como batata frita, sorvete, carnes gordas, manteigas, refrigerantes (inclusive os diet) e balas aceleram a erupção da acne”, comenta a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann (SP). E nem a cervejinha escapa. “O álcool é uma caloria vazia e sobrecarrega o fígado, acumulando toxinas e piorando o quadro de acne”, completa.

Para evitar inflamações da pele e espinha, coma de três a quatro porções ao dia de frutas e hortaliças. “Por exemplo, um prato de rúcula com tomate ou mamão com morango e iogurte. Aposte ainda em aveia, linhaça, quinoa, farelos, arroz integral, feijão e lentilha, que ajudam no bom funcionamento do intestino”, completa.

Limpeza geral na pele

Lavar o rosto com sabonetes líquidos ou loções de limpeza e adstringentes todos os dias pela manhã e pela noite é quase que uma obrigação se você tem pele oleosa. “Use em seguida um secativo para espinhas, se achar necessário. Não se esqueça de passar um protetor solarem gel antes de sair de casa”, alerta a dermatologista Carolina Ferolla (SP). À noite, repita a limpeza e aplique um produto específico para controlar a oleosidade da cútis.

Sabonete Líquido Limpeza Profunda Aquaface, Extratos da Terra. Máscara Facial Térmica para Limpeza dos Poros Clearskin, Avon. Gel Creme 2 em 1 Pure Zone, L’Oréal Paris. Loção tônica facial Harmony, Abalô. Tônico Adstringente Controle do Brilho Nivea Visage, Nivea.

Fotos: divulgação para a revista Looks mais por menos

Esfoliar a pele pode?

Sim, somente se você não estiver com erupções e para retirar pontos pretos – os cravos. “Para casos mais sérios, o procedimento de limpeza e esfoliação deve ser feito por um esteticista, pois há um preparo para impedir agressões desnecessárias à pele”, alerta Adilson Costa.

Efeito mínimo

Alguns produtos conseguem esconder e diminuir inflamações, ajudando na cicatrização das espinhas. Aposte neles!

Produtos contra espinha

Corretor Facial Acne Conscealer, Jafra. Gel Secativo para espinhas, Neutrogena. Loção Tônica Rosada Secatriz, Dermage. Loção Suavizante Arctium & Melaleuca, Medicatriz.

Casos mais sérios de espinhas e acnes

Acne severa precisa de cuidados médicos – e isso inclui o uso de medicamentos. Um dos mais usados é o isotretinoína via oral. Suas cápsulas diminuem o tamanho das glândulas sebáceas, atacam as bactérias e não deixam as células da superfície da pele fechar os poros. O rosto fica lisinho em seis meses. Mas cada caso deve ser avaliado por um especialista. “O tratamento pode ainda ser sistêmico, receitando de antibióticos a anticoncepcionais, ou mesmo tópico, com o uso de substâncias antimicrobianas não antibióticas (como peróxido de benzoíla) e retinoides tópicos (adepaleno etreinoína)”, explica Adilson Costa.

Novidade para a pele

O último congresso da Academia Americana de Dermatologia, que ocorreu em Nova Orleans (EUA), em fevereiro deste ano, trouxe um alívio para quem sofre com o problema. A novidade é o laser Acleara, que emite uma luz de banda larga capaz de reduzir e extrair a produção de sebo. “A sessão dura 15 minutos no rosto inteiro. O laser é aplicado em todos os tipos de pele e serve para tratar acne inflamatória leve a moderada, comedonal (com cravos) e pustular (lesões com pus)”, explica a dermatologista Mônica Linhares (RJ), que esteve presente no congresso. No mínimo, são necessárias seis sessões, não dói nem tem efeito colateral. O aparelho ainda não está disponível no Brasil, portanto, os especialistas ainda não sabem quanto custará cada sessão.

TIRA-DÚVIDAS SOBRE ESPINHAS

MAQUIAGEM PROVOCA ACNE?

Sim. “O uso inadequado decosméticos agrava o problema. É conhecida como acne oclusiva e os produtos ajudam a esconder as erupções”, comenta a dermatologista Carolina Ferolla. Sempre que usar maquiagem, retire tudo e lave o rosto.

CHOCOLATE, ESTRESSEE FADIGA TAMBÉM CONTRIBUEM?

Sim, o chocolate é rico em gordura e piora o quadro. “O grande problema é o cortisol, hormônio do estresse que aumenta a oleosidade da pele e consequentemente as erupções. A genética também tem fator fundamental nesta história. Hoje já se sabe que se os seus pais tiveram acne, a chance de você ter é maior”, completa a dermatologista.

POR QUE TEMOS MAIS ESPINHAS QUANDO ESTAMOS COM TPM?

“Na puberdade e no período pré-menstrual há um aumento da secreção dos hormônios sexuais pela glândula endócrina e a ação sobre o folículo pilossebáceo é considerada uma das principais causas da acne”, detalha Carolina Ferolla.

0 comentários on "Saiba como acabar com as espinhas"

Postar um comentário

 

Meus Blogs Favoritos

Seguidores

Bem Vindos

A todos espero que gostem

Mundo Da Mulher Copyright 2008 Karla Danielly Designed by Karla Image by Karla;s Notez