quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dicas para nao ter unhas quebradicas


Muitas pessoas têm unhas fracas, que descascam com facilidade e incapazes de crescer. Poucas sabem que isto pode ser um sintoma de algum problema físico ou até emocional. “Devemos nos preocupar sempre com a saúde de nossas unhas”, afirma Vera Santos, manicure há mais de 20 anos.

Nossas unhas são compostas por camadas de proteínas e, quando há esfoliação ou separação destas camadas, devemos ficar atentos. Elas se tornam muito mais frágeis e, assim como qualquer parte do nosso corpo, estão sujeitas a doenças, infecções e deformações. Confira, a seguir, algumas explicações e dicas dadas por três irmãs manicures que entendem do assunto.

O ressecamento excessivo é a principal causa do enfraquecimento das unhas. A freqüente lavagem das mãos, locais com clima quente e muito seco ou ambientes com ar-condicionado, favorecem este problema tão indesejado pelas mulheres.

“A falta de nutrientes no organismo reflete nas unhas”, confirma a manicure Nika Santos, irmã de Vera. É preciso ingerir alimentos ricos em vitamina A, como o leite e seus derivados, cenoura, espinafre e ovos. Estas substâncias fortificam a unha e permitem um melhor crescimento. As famosas “pintinhas brancas” que aparecem nas unhas são uma espécie de aviso do corpo que há a falta de cálcio e zinco.

O estresse também afeta a saúde das unhas. Tanto homens quanto mulheres com problemas emocionais tendem a ter unhas quebradiças. O fato de roer unha já é um sinal de nervosismo que, além de não fazer bem a pessoa, é uma forma de ingerir inúmeras bactérias.

As mulheres devem ficar atentas ao uso de esmalte. “A unha precisa respirar, ou seja, ficar alguns dias sem esmalte”, afirma Gleice, irmã mais nova e manicure há seis anos. A acetona, por exemplo, é inimiga das unhas saudáveis. “Substitua a acetona pelo removedor de esmalte, ele tem formulação mais fraca e danifica menos a unha”, continua Gleice.

O mau cuidado e a falta de manutenção das unhas é, certamente, outra causa da doença. “Você não precisa necessariamente de uma manicure para cuidar de seus unhas ”, conta Vera que incentiva o cuidado semanal que pode ser feito pela própria pessoa. “É fácil e simples, basta estar consciente da importância que isso têm para a sua saúde e ficar ligado nas nossas dicas”,

0 comentários on "Dicas para nao ter unhas quebradicas"

Postar um comentário

 

Meus Blogs Favoritos

Seguidores

Bem Vindos

A todos espero que gostem

Mundo Da Mulher Copyright 2008 Karla Danielly Designed by Karla Image by Karla;s Notez