quinta-feira, 6 de outubro de 2011

12 dicas para combater a cólica menstrual


Conheça algumas formas práticas de amenizar as dores durante a menstruação

12 dicas para combater a colica menstrual 12 dicas para combater a cólica menstrual

A cólica acompanha os ciclos menstruais da maioria das mulheres e é provocada por um aumento de uma substância do útero que gera contrações. Se você sofre com essas dores todos os meses, confira algumas dicas de como se livrar da cólica menstrual e dos desconfortos causados:

1. Medicamentos

Os medicamentos para cólicas menstruais são à base de antiespasmódicos ou ainda são feitos com anticoncepcional. Porém, todo medicamento deve ser tomado apenas sob orientação médica e seguindo fielmente a duração, horários e doses indicadas.

2. Homeopatia

A homeopatia pode ser uma ótima alternativa para amenizar a cólica menstrual. Variando de paciente para paciente, as indicações de remédios homeopáticos costumam incluir ervas como Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum ou Chamomilla.

3. Descanso

É importante descansar se você estiver com muita dor. Uma sugestão é se deitar de barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo suavemente o ventre para diminuir a cólica menstrual.

4. Atividade física

Algumas atividades físicas auxiliam na diminuição destas terríveis dores mensais. Entre elas estão a ioga, o alongamento, a caminhada ou andar de bicicleta. Quando praticados regularmente, estes exercícios liberam endorfinas e ocorre uma diminuição das dores.

5. Pilates

O pilates durante a época das cólicas pode ser um grande aliado da mulher. Nesse período, a atividade realizada no centro de força, o abdômen, ameniza as dores. Porém, os exercícios do pilates devem ser menos intensos, controlando sempre a respiração para diminuir as tensões que potencializam as dores menstruais.

6. Chás

Os chás também podem ajudar muito no combate às cólicas menstruais. A canela é utilizada no tratamento da cólica desde a antiguidade e ervas como a “angélica chinesa” tem efeito antiespasmódico, já a “agoniada”, tem efeitos analgésicos.

7. Acupuntura

O tratamento de acupuntura tradicional auxilia na diminuição das dores durante a menstruação, pois a aplicação das agulhas tem efeito analgésico. Além disso, a acupuntura regula o ciclo menstrual.

8. Bolsa de água quente

O calor estimula a irrigação e relaxa a musculatura, fazendo com que as contrações no útero causem menos dor. Por isso, vale também colocar a tradicional bolsa de água quente na região lombar e no abdômen.

9. Massagens

Algumas massagens podem combater não só as cólicas menstruais mas também os sintomas da TPM. Entre elas estão a massagem chinesa e a Ayurvédica, pois nestas massagens, os pontos pressionados ajudam no tratamento destes incômodos.

10. Alimentação adequada

Os alimentos consumidos durante estes dias devem conter cálcio, como os laticínios e os vegetais escuros. A ingestão de alimentos que contém magnésio, como, a soja, a banana, a beterraba, a aveia, o tofu, a couve e a abobrinha também é recomendada. As gorduras poliinsaturadas também são indicadas neste período e estão presentes no salmão, no atum e na castanha do Pará. Estes alimentos tem efeito antiinflamatório natural e ainda ajudam a relaxar os músculos.

11. Alimentos não recomendados

Alguns alimentos devem ser evitados para que não haja produção ainda maior de hormônios femininos. Dentre eles estão os alimentos ricos em gorduras, os embutidos e também as bebidas que contém cafeína.

12. Estresse

Procure fugir das situações de estresse porque neste período, as dores podem fazer com que você fique mais facilmente irritada e perca o controle. Para aliviar as tensões, recomenda-se florais de Bach, pois estes neutralizam a agressividade.

Adote hábitos saudáveis para que seu corpo sofra menos com as cólicas menstruais e você ficará mais disposta durante a menstruação. Seguindo algumas destas dicas você já estará dando o pontapé inicial para a diminuição das dores menstruais.

0 comentários on "12 dicas para combater a cólica menstrual"

Postar um comentário

 

Meus Blogs Favoritos

Seguidores

Bem Vindos

A todos espero que gostem

Mundo Da Mulher Copyright 2008 Karla Danielly Designed by Karla Image by Karla;s Notez