quinta-feira, 11 de agosto de 2011

dicas para o inverno


Tempo seco, característica do frio, exige atenção especial aos olhos. Saiba como evitar problemas!

Não se pode negar que o inverno é uma estação que sugere elegância. Mas nem tudo é encantador na época mais fria do ano.

Além de ressecar a pele, a ausência de chuva diminui consideravelmente a umidade do ar e pode provocar o ressecamento não só da pele, mas também dos olhos.

As sensações de irritação e de areia, que se agravam no final do dia, são os sintomas mais característicos dos olhos secos. Eles causam queimação ou ardor, visão borrada, vermelhidão e desconforto após ver televisão, ler ou utilizar o computador.

O problema pode ser passageiro, relacionado apenas às condições doe tempo e do ambiente. Mas também pode ocasionar a síndrome do olho seco, doença crônica caracterizada pela diminuição da produção lacrimal ou pela deficiência em alguns dos componentes da lágrima.

"Os níveis de umidade do ar interferem diretamente na produção das lágrimas, que evaporam mais rapidamente quando o tempo está seco e prejudicam a lubrificação dos olhos", explica o médico oftalmologista Luiz Antônio Vieira.


Há outros fatores ambientais considerados agressivos e irritantes para os olhos como ar-condicionado, poluição do ar, fumaça, sol forte e calor excessivo. Assim como a baixa umidade, estes elementos afetam a produção das lágrimas e agravam o quadro.

"As tarefas que exigem muita atenção, como uso contínuo de computadores e dirigir, também contribuem para o ressecamento dos olhos, pois durante estas atividades piscamos menos. Quando piscamos, refazemos todos os itens que compõem a lágrima. É por isso que o piscar é tão importante para lubrificação dos olhos", orienta o especialista.

Adotar alguns hábitos pode ajudar a melhorar a sensação de bem-estar ocular durante o inverno. Porém, se os sintomas de olhos secos persistirem, o indicado é procurar orientação médica. Em média, quando a irritação persiste por mais de dois ou três dias, já é hora de buscar ajuda profissional.


"Apenas o especialista poderá avaliar o quadro e indicar qual é o tratamento mais adequado. É importante ressaltar que não devemos recorrer a soluções caseiras ou à automedicação para alívio dos sintomas, pois há o risco de agravar o ressecamento e, inclusive, provocar lesões nos olhos", finaliza Vieira.

Veja algumas dicas de como evitar o desconforto ocular durante o inverno:

- Consuma diariamente alimentos ricos em Ômega 3, entre eles linhaça e peixes de água fria, como o salmão e o atum. A substância promove uma ação anti-inflamatória importante para a superfície ocular.

- Para elevar os níveis de umidade nos ambientes fechados, use umidificadores de ar, toalhas molhadas ou bacias com água.

- Evite ambientes com ar-condicionado e aquecedores. Ambos diminuem a umidade do ar.

- Se seu trabalho exige atenção visual contínua, tente fazer pequenas pausas e piscar demoradamente para lubrificar os olhos.

0 comentários on "dicas para o inverno"

Postar um comentário

 

Meus Blogs Favoritos

Seguidores

Bem Vindos

A todos espero que gostem

Mundo Da Mulher Copyright 2008 Karla Danielly Designed by Karla Image by Karla;s Notez