terça-feira, 26 de julho de 2011

Como Escolher o Sutiã



Ele pode ser básico, sensual, pode servir para aumentar, sustentar, proteger ou seduzir. Não importa, o sutiã é sempre símbolo de feminilidade e ainda dá aquela ajudinha na auto-estima feminina. Assim como existe uma variedade enorme de modelos, cada corpo tem um formato diferente e pede um sutiã específico. Na hora da compra, levar em conta apenas a beleza da peça não é suficiente.

Usar um sutiã de modelo ou tamanho inadequado além de desconfortável, pode comprometer a beleza dos seios. Escolher o sutiã certo pode não ser tão complicado. Para encontrar o melhor modelo, vale a pena seguir algumas dicas.

Encontre o sutiã ideal

Assim como acontece com as calças jeans, por exemplo, a modelagem dos sutiãs pode variar de acordo com a marca. A regra básica é experimentar, assim você não corre o risco de levar o tamanho errado. O bojo não pode faltar ou sobrar, os seios devem ficar bem acomodados no sutiã. O modelo pode ser lindo, mas se o bojo estiver “dividindo” os seios na parte superior ou nas laterais, nem pensar.

As alças do sutiã devem ficar centralizadas no ombro e devem ser ajustadas de maneira que não fiquem nem muito frouxas, nem muito apertadas. Se ficarem largas demais, o sutiã não se ajusta corretamente ao corpo, prejudicando a coluna e causando dores nos ombros e no pescoço. Se estiverem muito apertadas, dificultam a circulação nos seios.

Ao contrário do que se pensa, as alças não são as responsáveis pela sustentação dos seios, e sim a faixa que fica no tórax. Essa parte do sutiã deve ficar bem ajustada ao corpo, a peça não pode “subir” nas costas ou na frente e nem fazer pressão demais.

As mulheres de seios pequenos geralmente querem aumentar a comissão de frente. Para isso, elas podem contar com diversas opções de sutiãs com bojo e enchimento. As peças com fecho frontal também são uma boa pedida, esse tipo de fecho une os seios e possibilita um ajuste mais preciso. Os seios grandes precisam de segurança e firmeza, por isso, a dica é procurar um sutiã com o máximo de sustentação. Modelos com alças largas, costas e laterais reforçados são os mais indicados.

Escolher um modelo de sutiã parece ser uma tarefa fácil, mas não é, pois segundo especialistas, a maioria das mulheres escolhem a peça inadequada ao seu tipo físico, por desconhecimento do tamanho ideal do seu sutiã. Para auxiliá-las nesta "árdua" tarefa, dispomos aqui algumas informações que lhe serão úteis para conciliar conceitos de ergonomia ao seu "objeto de desejo".

  • Observação: Em frente a um espelho, analise seus seios quanto à: tamanho, rigidez, altura que eles se encontram e a distância entre eles. Ciente disso ficará mais fácil decidir o que você procura em um sutiã: aumentar, diminuir, levantar, modelar, juntar ou apenas decorá-los, sem prejuízo a sua saúde.

  • • Posição. O ideal é a faixa do sutiã ficar justo no tórax, seguindo uma linha reta ao redor do dorso, sem apertar muito ou ficar frouxo. Frouxo não oferece a sustentação necessária aos seios; apertado, ressalta "as gordurinhas extras" deixando o visual deselegante.

  • Sutiãs Estruturados. Os sutiãs com bojo, têm uma fina cama da de espuma e aros, que visa modelar e dar sustentação aos seios, porém não dão volume. Apenas os sutiãs ditos "de enchimento", e mais recentemente os chamados "bolha" e "banana", fornecem volume, valorizando os seios pequenos. A tecnologia de enchimento push-up, devido a sua modelagem e corte, além de fornecer volume, efetivamente aproxima os seios, embelezando o colo feminino.

  • Tamanho do Bojo: É importante prestar atenção ao tamanho do bojo, pois não deve sobrar nem dividir o seio. Em um sutiã mais decotado, sua borda superior deverá ultrapassar a linha da aréola do seio, e justo o suficiente para não deixá-los à mostra quando você se debruçar. Neste caso, o bojo vai desencostar em demasia, surgindo um espaço entre os seios e o sutiã, que fatalmente, num movimento mais brusco de sua parte, deixará os seios à mostra. Pelo contrário, se os seios ficarem "apertados" ou "amassados", o modelo escolhido estará inadequado ao seu tipo físico, requerendo uma peça de maior cobertura que acompanhe o formato do seu seio.

  • Aros: Os aros de sutiã podem oferecer riscos, por isso, marcas de boa qualidade fabricam peças que dispõem de acabamento reforçado e pontas arredondadas, evitando arranhões à pele.

  • Alças: A maior sustentação da peça deve vir do tórax e do bojo. As alças servem apenas para manter o sutiã no lugar, não devendo deixá-las curtas demais ou frouxa em demasia, que possam cair durante os movimentos. O sutiã correto para você deve valorizar seus seios e decote, sem deixar de ser confortável.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Alças de sutiã não devem aparecer; APENAS modelos com alças bonitas e decoradas (strass, pedrarias, guipure, paetês, etc) podem aparecer, e neste caso, incrementam com requintes, tanto a roupa quanto o "look" de sua composição vestal. Algumas trend-setters de Hollywood costumam combinar estampas e pedrarias de peças "underwear", com a roupa comum, a fim de inovar um estilo "new fashion outwear".

  • A ESCOLHA:

Seios Pequenos: sutiã com enchimento ou bolha são os ideais, pois fornecem sensação de volume sem ser desconfortável;

• Seios Grandes: modelos triangulares, com laterais e costas largas são os mais indicados, pois dão maior sustentação, auxiliando na prevenção de problemas posturais e de coluna. Para reduzir o volume, opte por sutiãs estruturados, com bojos grandes e sem enchimentos, ou por modelos redutores, que fazem leve compressão dos seios, sem causar deformidades;

• Seios Separados: Sugere-se bojos "tipo bolha ou bananinha", com enchimento nas partes inferior e lateral, que forçam suavemente os seios a irem para cima e centralmente;

• Seios Flácidos: Sugere-se modelos com bojos (espuma e aro de sustentação), a fim de levantar, firmar e modelar os seios;

• Seios pequenos e costas largas: Persiste a opção do sutiã "bolha", acrescido de feche posterior com no mínimo três níveis de regulagem; caso ainda não forneça o conforto adequado, opte por uma peça que ajuste-se perfeitamente no bojo, e utilizando-se de um extensor dorsal, aumente o tamanho da faixa dorsal até o tamanho adequado.

• Seios com silicone: Aumenta a dificuldade para acertar o número do sutiã, pois com a cirurgia o tamanho do bojo aumenta, mas a largura das costas continua o mesmo. Assim, procure sutiãs com no mínimo três níveis de regulagem, o que pode não ser suficiente, dependendo do tamanho do silicone colocado.

• Cor das peças: Os mais básicos e de cores neutras, ideais para o dia-a-dia e viagens, combinam com quase tudo, porém devem ter "detalhes" que enriqueçam a peça, estimulando assim o imaginário masculino. Caso a roupa seja preta, opte pelo preto. Com roupas mais claras, sugerem-se sutiãs branco ou creme. Evite usar roupas claras sem sutiã, mesmo que seus seios sejam belíssimos, pois além da transparência que por vezes pode ser constrangedora, a força da gravidade fatalmente atuará contra você.

Caso você seja uma daquelas que odeia usar sutiã e não está nem um pouco interessada em adquirir um, pode proteger seus seios da ação da gravidade usando BLUSAS / CAMISETES (com elastano em sua composição), que são bem confortáveis. Porém, não se esqueça que o sutiã é o grande amigo dos seus seios e que existem opções para todos os gostos e tipos de seios.

2 comentários on "Como Escolher o Sutiã"

gustavo aboud on 21 de setembro de 2011 11:33 disse...

eu gostaria de saber mais sobre dicas de como personalizar um sutiã! para ficar com as alças aparecendo!

Karla on 26 de setembro de 2011 06:16 disse...

para personalisar seu sutiã!
use da sua criatividade vai bem strass pedras e outros acessórios que sao encontrados em qualquer loja de bijus?
use muita criatividade verão chegando vbale tudo

Postar um comentário

Deixe seu Recado ou sua Sugestão

Hora Certa

Barra de videos

Loading...
 

Meus Blogs Favoritos

Seguidores

Bem Vindos

A todos espero que gostem

Mundo Da Mulher Copyright 2008 Karla Danielly Designed by Karla Image by Karla;s Notez