terça-feira, 26 de julho de 2011

Como Escolher o Sutiã



Ele pode ser básico, sensual, pode servir para aumentar, sustentar, proteger ou seduzir. Não importa, o sutiã é sempre símbolo de feminilidade e ainda dá aquela ajudinha na auto-estima feminina. Assim como existe uma variedade enorme de modelos, cada corpo tem um formato diferente e pede um sutiã específico. Na hora da compra, levar em conta apenas a beleza da peça não é suficiente.

Usar um sutiã de modelo ou tamanho inadequado além de desconfortável, pode comprometer a beleza dos seios. Escolher o sutiã certo pode não ser tão complicado. Para encontrar o melhor modelo, vale a pena seguir algumas dicas.

Encontre o sutiã ideal

Assim como acontece com as calças jeans, por exemplo, a modelagem dos sutiãs pode variar de acordo com a marca. A regra básica é experimentar, assim você não corre o risco de levar o tamanho errado. O bojo não pode faltar ou sobrar, os seios devem ficar bem acomodados no sutiã. O modelo pode ser lindo, mas se o bojo estiver “dividindo” os seios na parte superior ou nas laterais, nem pensar.

As alças do sutiã devem ficar centralizadas no ombro e devem ser ajustadas de maneira que não fiquem nem muito frouxas, nem muito apertadas. Se ficarem largas demais, o sutiã não se ajusta corretamente ao corpo, prejudicando a coluna e causando dores nos ombros e no pescoço. Se estiverem muito apertadas, dificultam a circulação nos seios.

Ao contrário do que se pensa, as alças não são as responsáveis pela sustentação dos seios, e sim a faixa que fica no tórax. Essa parte do sutiã deve ficar bem ajustada ao corpo, a peça não pode “subir” nas costas ou na frente e nem fazer pressão demais.

As mulheres de seios pequenos geralmente querem aumentar a comissão de frente. Para isso, elas podem contar com diversas opções de sutiãs com bojo e enchimento. As peças com fecho frontal também são uma boa pedida, esse tipo de fecho une os seios e possibilita um ajuste mais preciso. Os seios grandes precisam de segurança e firmeza, por isso, a dica é procurar um sutiã com o máximo de sustentação. Modelos com alças largas, costas e laterais reforçados são os mais indicados.

Escolher um modelo de sutiã parece ser uma tarefa fácil, mas não é, pois segundo especialistas, a maioria das mulheres escolhem a peça inadequada ao seu tipo físico, por desconhecimento do tamanho ideal do seu sutiã. Para auxiliá-las nesta "árdua" tarefa, dispomos aqui algumas informações que lhe serão úteis para conciliar conceitos de ergonomia ao seu "objeto de desejo".

  • Observação: Em frente a um espelho, analise seus seios quanto à: tamanho, rigidez, altura que eles se encontram e a distância entre eles. Ciente disso ficará mais fácil decidir o que você procura em um sutiã: aumentar, diminuir, levantar, modelar, juntar ou apenas decorá-los, sem prejuízo a sua saúde.

  • • Posição. O ideal é a faixa do sutiã ficar justo no tórax, seguindo uma linha reta ao redor do dorso, sem apertar muito ou ficar frouxo. Frouxo não oferece a sustentação necessária aos seios; apertado, ressalta "as gordurinhas extras" deixando o visual deselegante.

  • Sutiãs Estruturados. Os sutiãs com bojo, têm uma fina cama da de espuma e aros, que visa modelar e dar sustentação aos seios, porém não dão volume. Apenas os sutiãs ditos "de enchimento", e mais recentemente os chamados "bolha" e "banana", fornecem volume, valorizando os seios pequenos. A tecnologia de enchimento push-up, devido a sua modelagem e corte, além de fornecer volume, efetivamente aproxima os seios, embelezando o colo feminino.

  • Tamanho do Bojo: É importante prestar atenção ao tamanho do bojo, pois não deve sobrar nem dividir o seio. Em um sutiã mais decotado, sua borda superior deverá ultrapassar a linha da aréola do seio, e justo o suficiente para não deixá-los à mostra quando você se debruçar. Neste caso, o bojo vai desencostar em demasia, surgindo um espaço entre os seios e o sutiã, que fatalmente, num movimento mais brusco de sua parte, deixará os seios à mostra. Pelo contrário, se os seios ficarem "apertados" ou "amassados", o modelo escolhido estará inadequado ao seu tipo físico, requerendo uma peça de maior cobertura que acompanhe o formato do seu seio.

  • Aros: Os aros de sutiã podem oferecer riscos, por isso, marcas de boa qualidade fabricam peças que dispõem de acabamento reforçado e pontas arredondadas, evitando arranhões à pele.

  • Alças: A maior sustentação da peça deve vir do tórax e do bojo. As alças servem apenas para manter o sutiã no lugar, não devendo deixá-las curtas demais ou frouxa em demasia, que possam cair durante os movimentos. O sutiã correto para você deve valorizar seus seios e decote, sem deixar de ser confortável.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Alças de sutiã não devem aparecer; APENAS modelos com alças bonitas e decoradas (strass, pedrarias, guipure, paetês, etc) podem aparecer, e neste caso, incrementam com requintes, tanto a roupa quanto o "look" de sua composição vestal. Algumas trend-setters de Hollywood costumam combinar estampas e pedrarias de peças "underwear", com a roupa comum, a fim de inovar um estilo "new fashion outwear".

  • A ESCOLHA:

Seios Pequenos: sutiã com enchimento ou bolha são os ideais, pois fornecem sensação de volume sem ser desconfortável;

• Seios Grandes: modelos triangulares, com laterais e costas largas são os mais indicados, pois dão maior sustentação, auxiliando na prevenção de problemas posturais e de coluna. Para reduzir o volume, opte por sutiãs estruturados, com bojos grandes e sem enchimentos, ou por modelos redutores, que fazem leve compressão dos seios, sem causar deformidades;

• Seios Separados: Sugere-se bojos "tipo bolha ou bananinha", com enchimento nas partes inferior e lateral, que forçam suavemente os seios a irem para cima e centralmente;

• Seios Flácidos: Sugere-se modelos com bojos (espuma e aro de sustentação), a fim de levantar, firmar e modelar os seios;

• Seios pequenos e costas largas: Persiste a opção do sutiã "bolha", acrescido de feche posterior com no mínimo três níveis de regulagem; caso ainda não forneça o conforto adequado, opte por uma peça que ajuste-se perfeitamente no bojo, e utilizando-se de um extensor dorsal, aumente o tamanho da faixa dorsal até o tamanho adequado.

• Seios com silicone: Aumenta a dificuldade para acertar o número do sutiã, pois com a cirurgia o tamanho do bojo aumenta, mas a largura das costas continua o mesmo. Assim, procure sutiãs com no mínimo três níveis de regulagem, o que pode não ser suficiente, dependendo do tamanho do silicone colocado.

• Cor das peças: Os mais básicos e de cores neutras, ideais para o dia-a-dia e viagens, combinam com quase tudo, porém devem ter "detalhes" que enriqueçam a peça, estimulando assim o imaginário masculino. Caso a roupa seja preta, opte pelo preto. Com roupas mais claras, sugerem-se sutiãs branco ou creme. Evite usar roupas claras sem sutiã, mesmo que seus seios sejam belíssimos, pois além da transparência que por vezes pode ser constrangedora, a força da gravidade fatalmente atuará contra você.

Caso você seja uma daquelas que odeia usar sutiã e não está nem um pouco interessada em adquirir um, pode proteger seus seios da ação da gravidade usando BLUSAS / CAMISETES (com elastano em sua composição), que são bem confortáveis. Porém, não se esqueça que o sutiã é o grande amigo dos seus seios e que existem opções para todos os gostos e tipos de seios.

2 comentários on "Como Escolher o Sutiã"

gustavo aboud on 21 de setembro de 2011 às 11:33 disse...

eu gostaria de saber mais sobre dicas de como personalizar um sutiã! para ficar com as alças aparecendo!

Karla on 26 de setembro de 2011 às 06:16 disse...

para personalisar seu sutiã!
use da sua criatividade vai bem strass pedras e outros acessórios que sao encontrados em qualquer loja de bijus?
use muita criatividade verão chegando vbale tudo

Postar um comentário

 

Meus Blogs Favoritos

Seguidores

Bem Vindos

A todos espero que gostem

Mundo Da Mulher Copyright 2008 Karla Danielly Designed by Karla Image by Karla;s Notez